A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

sábado, abril 21, 2007

Câmara despejará quem abrigar cães perigosos

"Quem tiver cães perigosos em habitações municipais, corre o risco de ser despejado. A Câmara do Porto endurece as regras. Desde Junho de 2005 que a proibição está em vigor e a infracção dá direito ao pagamento de uma multa entre 500 euros e 3 740 euros. Ainda assim, há inquilinos que não respeitam as regras. No ano passado, a Empresa Municipal Domussocial, responsável pela gestão do património habitacional camarário, recebeu 104 denúncias de famílias que mantinham animais perigosos em casas sociais.
O incumprimento leva, agora, a Autarquia a ameaçar com o despejo, no caso dos animais perigosos ou potencialmente perigosos (ler Pormenores) "comprometerem a segurança, a ordem pública, a paz social ou a salubridade dos fogos e dos espaços municipais", como pode ler-se na proposta, assinada pela vereadora da Habitação, Matilde Alves, a que o JN teve acesso. O documento -, que será submetido a votação na próxima reunião pública do Executivo, agendada para terça-feira -, prevê que, "em caso de manifesta urgência" e face à "perigosidade" do animal alojado em espaço municipal ou que esteja a circular nas urbanizações, o Município do Porto poderá ordenar "a imediata apreensão do animal e o respectivo depósito em centro de recolha, a expensas do proprietário ou do detentor".
A autarca destaca, na proposta, que, "não obstante o efeito dissuasor pretendido com a postura municipal", continuam a existir cães perigosos nas casas e nos espaços camarários, "bem como a circulação dos mesmos nas áreas públicas adjacentes". Situação que, na opinião de Matilde Alves, contribui para "um progressivo clima de medo, insegurança e instabilidade entre os residentes, mas também para potenciar a prática de actividades criminosas, com a instrumentalização dos animais para esse propósito", refere-se ainda.
Centro de recolha
Os moradores, que abrigam cães perigosos em fogos camarários, devem entregá-los num centro de recolha ou assegurar-lhes outro destino. A regra, aprovada a 24 de Maio de 2005 (com o acordo de todos os partidos) e que entrou em vigor no mês seguinte, será agravada, se o Executivo portuense der aval a esta alteração da postura municipal.
Se for viabilizada na Câmara (e tudo indica que será, uma vez que a coligação PSD/PP detém a maioria absoluta), aquela proposta terá de ser autorizada em Assembleia Municipal. Após a aprovação dos deputados, a proibição de circulação e de permanência de animais perigosos nos bairros municipais (incluindo jardins, equipamentos e vias de acesso) passará a constar dos "alvarás que titulam a atribuição de habitações municipais".
No mesmo documento, a Autarquia destaca a "pertinência" da regra, introduzida em 2005, face aos "recentes episódios verificados em diversos locais do país, onde animais perigosos, especialmente cães, comprometem a segurança e a ordem pública, com danos sérios e, inclusive, perda de vias humanas".
Recorde-se que, no passado mês de Março, uma mulher ucraniana de 60 anos morreu,em Sintra,depois de ter sido atacada por quatro cães de raça rottweiller." in "Jornal de Notícias", 20/04/2007

5 Comments:

Blogger Help Us! Animals wordwilde said...

Acho muito bem!!!

12:29 da manhã  
Blogger Unknown said...

ISTO É COMICO, DAO PORRADA DIA E NOITE AOS CAES E DEPOIS NAO KEREM K SEJAM MAUS, OPA SINCERAMENTE TENHAM VERGONHA NA CARA ESTE POVO PORTUGUES METE ME NOJO, POBRES ANIAMIS K NESTE PAÍS NAO TÊM SORTE NENHUMA

12:38 da manhã  
Blogger Monica said...

Eu não concordo com esta medida. A realidade nos bairros sociais no Porto, é muito diferente do que se passa em Lisboa e arredores! Pelo menos por enquanto!

Cada vez me conveço mais de que não há cães maus, existem é maus donos!

10:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Acho muito bem? O quê que se abandonem o animais? Que se mandem abater? Só porque temos uma camara que consegue solucionar os problemas urbanisticos, a acumulação de pessoa em bairros socias (ainda andam a resolver problemas do PORTO 2001)ONDE ESTÃO OS DIREITOS E DEVERES DOS DONOS E DOS ANIMAIS, tenham vergonha seus ignorantes, tenho duas cadelas e um cão uma pitt uma rotweiller, e um podengo não sei qual dos três é o mais meigo.
O VERDADEIRO PERIGO RESIDE NA ATITUDE DOS QUE PENSAM SER DONOS, E NÃO AMIGOS E PROTECTORES

10:07 da tarde  
Anonymous Diana said...

Esta medida é uma grande m****,os cães são maus se os donos assim os puserem,são tão maus os pitt bull como os caniches.Isso tem algum assunto?Eu moro numa casa camarária e tive que mandar a minha cadela para casa da minha avó,era uma pitt bull, meiga como uma criança.Esta gente não se enxerga.

11:24 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home