A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

domingo, setembro 30, 2007

«INEM» para animais marinhos na web e PDA

Uma espécie de Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para animais marinhos em perigo está a partir de hoje disponível pela Internet e PDA, para informar, em tempo útil, o Zoomarine de acontecimentos envolvendo estas espécies.


A comunicação pode ser feita on-line através do endereço «http://www.algarvemobile.com» ou através de PDA em «http://pda.algarvemobile.com».
«Quando a informação sistematizada cair no Zoomarine é accionada uma forma de salvamento ou então a informação é enviada para a Polícia Marítima que tomará conta do caso», explicou à Lusa o biólogo marinho do Zoomarine, Élio Vicente, acrescentando que este novo método é um complemento aos canais de emergência existentes em Portugal, nomeadamente da Rede Abrigo que funciona 24 horas por dia através do telemóvel 968849101.
O utilizador do PDA que queira pedir ajuda ao «INEM» para animais só precisa de escolher no menu o tipo de animal marinho, o concelho onde se encontra o animal e a praia e o estado clínico.
A pessoa identifica-se com nome e telemóvel e envia a informação pelo PDA, explicou à Lusa João Oliveira, responsável pelo projecto Algarve Mobile, adiantando que no futuro o objectivo é alargar o espectro de ajudas a todos os animais, sejam domésticos ou selvagens, vivam em terra ou no mar.
A sinergia visa a disponibilização de um método, eficaz e completo de comunicação de situações de espécimes marinhos em perigo, assim como contribuição para o registo de incidentes com espécimes arrojados mortos, referiu Élio Vicente.
Segundo o biólogo marinho, «80 por cento dos animais marinhos vivos que dão à costa portuguesa conseguem ser ajudados, mas este sistema vai também permitir que sejam recolhidos animais mortos e se identifiquem locais ou infecto-contagiosos». IN SOL