A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

quarta-feira, julho 12, 2006

Madrugada de terror no canil de Taboeira! Palavras para quê? :(

"Cães agredidos e torturados e prejuízos materiais na ordem dos 12 mil euros constituem o balanço de uma noite de pesadelo para os 45 animais que ocupam o espaço-abrigo da Associação dos Felinos e Caninos Todos Unidos (AFECTU). Na madrugada de anteontem, bandidos partiram parte do muro do canil, situado em Taboeira, e roubaram tudo o que podiam, Não satisfeitos, agrediram brutalmente alguns animais, deixando um cão às portas da morte, devido a um furo na boca, para além de fracturas nas patas. Um segundo ficou quase esganado após ter sido preso a um pinheiro situado a cerca de 200 metros do espaço-abrigo.Ana Lucília, presidente da AFECTU, não consegue parar de chorar. O trabalho de vários meses, conseguido graças aos euros dos directores e à boa vontade de alguns amigos e da Câmara de Aveiro, foi destruído em poucas horas. Novamente numa madrugada de segunda-feira, "o único dia da semana em que os camiões do lixo não passam a caminho do aterro", lembra Ana Lucília.Num espaço de meio ano esta foi a segunda vez que a Afectu foi roubada. Em meados de Janeiro, os ladrões levaram material avaliado em 7000 euros, mas não bateram nos cães. Desta vez, para além de levarem tudo o que tinha valor, até lâmpadas, maltrataram os caninos. "Certamente por eles estarem a ladrar, algo que poderia denunciá-los", acredita Ana Lucília, presidente da AFECTU.Os ladrões levaram 35 sacos de ração, uma bicicleta nova, dezenas de ferramentas, armários e uma cabine, provavelmente desmontada no local, depois dos vidros terem sido partidos.A presidente da Associação dos Felinos e Caninos Todos Unidos desconfia de algumas pessoas, uma informação ontem transmitida aos elementos da GNR de Aveiro que estiveram no espaço-abrigo.A AFECTU foi criada em 1999. O abrigo para os animais tem sido parte do projecto de vida de Ana Lucília e funciona como um segundo canil municipal. A associação vive da quotização dos 500 sócios, apesar de só metade pagarem. É com esse dinheiro que a Direcção paga os 700 euros da factura mensal relativa a alimentação e higiene dos animais e manutenção da casa que ontem foi um pouco abaixo." in Jornal de Notícias 11-07-2006

4 Comments:

Blogger Help Us! Animals wordwilde said...

Estou cada vez mais revoltada com a maldade humana. Penso sempre nos caes e gatos abandonados, por este Portugal, a merce de pessoas maldosas. Tem que ser descobertos os homens que fizeram isto. Claro que vao ser so condenados pelos roubos e vandalismo, pois os animais pouco importam aos olhos da lei portuguesa...O que e de lamentar, num pais que se diz evoluido...mas que nao o e!

3:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quinta-feira, 17 de Agosto 2006 (Diário de Aveiro e Notícias de Ovar)


Revoltados com a PSP que lhes abateu o cão


Os donos de uma cadela Pastor Alemão estão revoltados com a PSP de Ovar que no sábado abateram a tiro o animal, que ladrava ameaçadoramente para duas mulheres e depois para os polícias. «O caso está entregue a um advogado e vamos recorrer ao tribunal», afirmam Renata e Celso Rodrigues, donos da cadela.
A história ocorreu cerca das 10 horas de sábado quando duas mulheres, uma de 26 anos e outra de 42, se encontravam a apanhar fruta no quintal vizinho aos donos de um S. Bernardo e da cadela «Nae». Segundo um comunicado do Comando Distrital da PSP de Aveiro, «subitamente, dois animais de raça canina de grande porte, surgiram, vindos de um quintal vizinho, ladrando de forma ameaçadora e deslocando-se em direcção às vítimas, causando-lhes pânico». As duas mulheres fugiram para o interior da residência, mas chamaram a polícia, porque, segundo o comunicado, os cães «ficaram a deambular pelo local».
Ainda de acordo com a polícia um dos dois agentes da PSP «foi, também, surpreendido pelos referidos canídeos que ladravam de forma ameaçadora na sua direcção». Sem ter «tempo para se refugiar», o polícia «viu-se obrigado a fazer uso da arma, abatendo um deles, a fim de evitar a agressão iminente, provocando a fuga do outro para o quintal de onde tinha vindo». «A cadela foi abatida num caminho que até já me pertence», diz o dono.
Celso Rodrigues e a mulher estavam de férias quando isto ocorreu, mas deixaram uma pessoa da sua confiança a tomar conta dos dois cães, que «são dóceis e nunca provocaram qualquer problema». «Bastava ter dado um tiro para o ar que eles fugiam, mas antes disso deveriam ter tentado contactar-nos, até porque como sou veterinário tenho os números de telefone na porta de casa», explica revoltado o médico. Não consegue é encontrar explicação sob a forma que os dois cães se conseguiram soltar.
Alguns populares que assistiram a toda esta cena também garantem que «não havia necessidade de abater a cadela». «Até pode ter assustado, mas a cadela estava a brincar e não atacou ninguém», afiançam alguns populares, também eles revoltados com o que se passou.
«Estamos revoltados, mas queremos aferir o que realmente se passou para, então podermos assumir uma posição definitiva», concretiza Celso Rodrigues. Em estado de choque ficou a sua mulher Renata que tinha uma grande afeição pela «Nae». «Ela era muito meiga e muito querida», lamenta.


NOTA: Tudo leva a crer que isto não passou de uma cilada com um fim triste. E se o “perigosíssimo” S. Bernardo não foge…tinha a mesma sorte que a coitada Nae. Havia necessidade de se chegar a este ponto?

6:25 da tarde  
Anonymous Diana said...

Os polícias quando têm a farda vestida acham que podem fazer o que lhes apetece,e fazem destas merdas.Onde deviam intervir não o fazem,em vez disso andam a fazer destas merdas.Deviam andar atras de quem vende drogas e mata pessoas,mas não,os pobres animais pagam sempre por tudo e nas maos de toda a gente

11:56 da manhã  
Anonymous Diana said...

Os polícias quando têm a farda vestida acham que podem fazer o que lhes apetece,e fazem destas merdas.Onde deviam intervir não o fazem,em vez disso andam a fazer destas merdas.Deviam andar atras de quem vende drogas e mata pessoas,mas não,os pobres animais pagam sempre por tudo e nas maos de toda a gente

11:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home