A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

segunda-feira, maio 07, 2007

Canil Municipal de Beja





"No dia 27 de Março de 2007 foram abatidos indiscriminadamente 16 cães que estavam no Canil Municipal de Beja. O que me leva a denunciar esta triste ocorrência é um conjunto de situações que descambou neste triste fim.
Os animais errantes do concelho de Beja são capturados e levados para o canil municipal que se divide num canil exterior com cerca de 3 por 7m e um edifício com quatro levas que, por sua vez estão divididas em boxes de 80 por 80cm.
Durante meses, os animais capturados foram "empilhados" dentro do espaço exterior. Cadelas com cio misturadas com vários machos, cachorros misturados com animais doentes...
Por várias vezes foi esta situação reportada pessoalmente no gabinete do Pelouro responsável. Foi feito envio de fotos por email mas a situação manteve-se.
Chegou ao ponto de o nº de animais dentro do canil exterior de 3 por 7m ascender a 30. O animais nem tinha espaço para mexer-se.
O Cantinho dos Animais de Beja, cujo canil está alojado paredes-meia com o Canil Municipal (o terreno pertence à Autarquia) disponibilizou-se a, em conjunto com as duas associações estrangeiras (uma sueca e outra alemã) tirar fotos dos animais e a tentara encontrar donos para os mesmos, inclusivé em detrimento dos animais da Associação, tal não era a situação precária em que se encontravam.
Isto passou-se entre 20 a 22 deste mês. Tínhamos já agendado a data para tirar fotos e fazer análises ao sangue (sem qualquer custo a imputar à Câmara!) quando, na sequencia de contacto com o encarregado do Canil, o sr. informa que já não tínhamos autorização para tirar as fotos.
De imediato contactou-se pessoalmente o Pelouro e foi-nos confirmada a não-autorização mas que, em alternativa, um funcionário da Câmara iria fazê-lo. Embora a situação fosse caricata aceitou-se a decisão.
O referido funcionário tirou fotos a apenas 18 animais, sem dúvida os que teriam melhor aspecto. O fim dos outros ficou determinado a 27 de Março quando, sem pré-aviso algum, a Veterinária Municipal, fazendo-se acompanhar de um auxiliar, dirigiu-se às instalações para abater todos os seus ocupantes.
O funcionário da associação, que há muitos anos conhece o procedimento de tratamento e abate da Veterinária Municipal intercedeu junto da mesma para que não continuasse, ao que foi ameaçado com a pessoa do Vereador e a Polícia.
Talvez a forma como o nosso funcionário intercedeu na matança não fosse a melhor, mas é ele quem, dia após dia, testemunha as situações, tendo por várias vezes feito tratamento a alguns animais porque a Veterinária apenas se desloca ao Canil para abater cães vadios ou para vacinar os cães em tempo estipulado pela legislação. Por várias vezes, vários amigos do Cantinho arcaram com as despesas de eutanásias devido à ausência/incompetência da Veterinária. Ontem o método de abate que foi testemunhado foi o seguinte: a Veterinária e o auxiliar usaram luvas de aço (iguais às usadas nos talhos), colocaram açaimes nos focinhos dos cães e injectaram o produto directamente no coração provocando uma tortura atroz que nem sempre causava a morte (alguns animais ainda estavam vivos enquanto os atiravam para a pilha de cadáveres). Além das óbvias questões de ética que se levantam, cabe-nos divulgar este tipo de acontecimento para que não se repita no futuro. Para tal, contamos com o V. apoio para mostrar à Câmara Municipal de Beja a força das associações, agrupamentos e particulares que lutam pelos Direitos dos Animais.
Por favor, enviem a V. mensagem de desagrado para
geral@cm-beja.pt
Obrigada"

30 Comments:

Blogger avelana said...

também divulguei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

10:07 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Isto é uma pouca vergonha nao se admite que façam estas torturas aos animais***
serem abatidos assim, por amor de deus...
a veternaria nao é digna da profissao que tem*
A CAMARA TAMBEM TEM CULPA

9:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

trixteza... os animais n teem culpa de nada do k faxem... os donos ek teem... e depois da nisto?... a serio... k vergonha...

9:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Como vai ser punida a veterinaria? Que raio de massacre foi esse?! Sinceramente...isto ja parece o Iraque. Deve ter sido daquelas que tirou o diploma a custa dos cheques do papa e ta nesse sitio devido ao factor "Cunha"!!!
Havia de ter pesadelos! Nao aguentar a consciencia pesada!
Sinceramente não percebo o que vai na cabeca das pessoas...

5:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

fdp's

5:39 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

como diz um amigo meu..... não vivemos num pais, isto é um sitio e ainda por cima mal frequentado.... não se faz. não vivemos num pais de terceiro mundo. penso eu. Ricardo Carvalho

4:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

eu tenho tido animais toda a vida..e tb tou consciente k não se conseguem salvar todos em portugal mas há maneiras de abater muito diferentes e a camara de beja tem muitos drs k podiam ver com mais atenção esse problema ...FC

1:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Realmente como é possível coisas destas acontecerem??!! Esta D.veterinária não é digna da profissão que tem.Não sabe o que é o direito à vida. Sabemos que não possa haver "espaço" para todos os animais que recolhem da rua, mas essa Doutoura não sabe o que é a Eutanásia? Será possível que ela possa ser tão cruel?!... se ela não gosta do trabalho que exerce dê o lugar a outra pessoa que como veterinário tudo faria para evitar este macabro massacre...Era bom que esta dra.lesse estes comentários, talvez visse os animais com outros olhos. UM CÂO, APESAR DE SER CÂO, NÃO DEIXA DE SER UM SER VIVO.

11:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

fiquei mt mt triste com as imagens que vi; é uma tristesa ; sera que a veterinaria que la esta a trabalhar ja olhou bem fudo nos olhos de um cachorro? se chegar a ler este comentario aqui fica a pergunta: VOCE CONCEGUE DORMIR TRANQUILA?

5:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hi, as you may already discovered I'm new here.
I will be glad to get any assistance at the beginning.
Thanks and good luck everyone! ;)

2:27 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

os cais deviao ser dados para adosao mais veses senao matao mais do que os que dao

9:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

os cais deviao ser dados para adosao mais veses senao matao mais do que os que dao

9:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

os cais deviao ser dados para adosao mais veses senao matao mais do que os que dao

9:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

é verdade que isto o que aconteceu parece um masacre!!!commo é que isto ainda e possivel num pais destes!essa mulher que diz que e veterinaria deve de ser um grande monsrto coitados dos familiares ...mas a camara de beja deixar fazer uma coisa destas é incomriensivel!!!ha dinheiro para todas as merdas mas para o melhor amigo do homem...isto nao pode ser repetido acho que deve de haver leis para castigar estas pessoas ou nao?

12:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Esta mulher é uma MONSTRA!!!

8:27 da manhã  
Anonymous maria carvalho said...

iso e uma verganha os animais tem o mesmo direito a vida ke nos

12:31 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

que tristeza !!!!!!!!!!!!

1:59 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

que vergonha onde já se viu

3:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

CARALHO VCS TRATAM MAL OS MEUS CAES DEVIAN DE SER ADOTADOS , VCS TODOS DEVIAM É DE SER ABATIDOS NO LUGAR DELES FDP

7:06 da tarde  
Blogger Unknown said...

Portuguesmente falando...Sao uns grandes filhos da puta......

9:45 da tarde  
Blogger diva said...

peço desculpa pela expressão mas juro que se conhece-se ess P*** quando a visse passava lhe com o carro por cima.... ninguém faz nada em relação a isto??? ninguém que a conheça lhe da uma tareia???

11:41 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Perante isto eu nem consigo falar, estou em estado de choque....

9:51 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

QUEM PRECISAVA DE SER ABATIDO ERA QUEM TRABALHA NESTE RAMO.A COMEÇAR PELA MÉDICA VETERINÁRIA QUE CONCORDA COM O ABATE DO ZICO. QUE GENTE!!!!!!

3:07 da tarde  
Anonymous ANA P FREITAS said...

PEÇO Á CM DE BEJA E AO CANIL QUE NÃO ABATEM O ZICO. ADMIRA-ME A VETERINÁRIA TOMAR A ATITUDE QUE TEVE SEM SE INVESTIGAR PRIMEIRO O QUE ACONTEÇEU AO BÉBÉ. TODA A VIDA LIDEI COM CÃES ALIÁS FUI CRIADA COM ELES E NUNCA TIVE PROBLEMAS OS ANIMAIS SÃO COMO AS CRIANÇAS PRECISAM DE AMOR CARINHO E COMPREENÇÃO. EU TENHO AS MINHAS SUSPEITAS SOBRE A FAMÍLIA DO BÉBÉ, LAMENTO TER QUE DIZER ESTAS PALAVRAS, MAS CHOCA-ME IMENSO....

3:13 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A vida vai-se encarregar de lhe devolver todo o mal que essa "senhora" veterinária está a fazer aos animais, acredito no retorno sem dúvida alguma!...

9:35 da tarde  
Anonymous Magui said...

Estou sem palavras perante estas imagens...uma autentica tristeza!
Que o mal que fazem a estes patudos lhes caia em cima!!
Esses trengos sim, nao merecem respirar o ar que respiram!

8:37 da tarde  
Blogger izabel said...

Infelizmente a lei está do lado dos carniceiros. Essa senhora em questão de veterinária só a bata. Porque razão não existe mais trabalho a montante para evitar estes tristes desfechos?! Tem de haver mais empenho e vontade das entidades camarárias para combster o abandono, campanhas de esterilização em massa, tanto por fazer. Nós cidadãos também temos responsabilidades, não lutamos, não exigimos...e pensar que casos destes existem todos dias.

9:36 da tarde  
Blogger Unknown said...

Quero um cão de meses para adotar liga me 964537871

4:42 da tarde  
Blogger Unknown said...

Moro em Beja minha filha quer um animal para nossa casa

4:44 da tarde  
Blogger Unknown said...

Como vão dar os animais isso tá sempre recado telefone não atendem trabalho mal feito 😔

4:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home