A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

segunda-feira, maio 07, 2007

A regra que faz a excepção ser notícia!!!

Numa altura em que a Comunicação Social está tão preocupada com os ataques de cães, numa altura em que se relatam histórias de terror praticadas por animais, infelizmente muitas vezes mortais ou com marcas profundas, culpando sempre aqueles que não têm voz, não se podem defender e que sofrem sempre as consequências dos seus actos, seja por um momento de loucura, seja por maus tratos sofridos em toda a sua vida, ou porque foi treinado e sempre recebeu recompensa pelos seus feitos de ataque... Seja qual for o motivo, vemos que quem realmente é condenado é o cão! Não tem personalidade jurídica, não tem defensor, não tem quem o proteja, quem o ajude, na realidade nem direitos tem... só tem quem o condene! Em todos os casos os animais são abatidos, o dono, responsável pelas atitudes dos seus animais, nunca é o culpado!
Se estivermos com alguma atenção às notícias, vemos que começam sempre por dizer que um cão de raça Rottweiler ou Doberman ou Pit Bull atacou alguém! Depois no decorrer da mesma já dizem que é um cão arraçado, que é o mesmo que dizer rafeiro! Culpam sempre o cão... Nunca se preocupam em saber o ambiente em que ele cresceu, se era bem tratado, se tinha comida e água, se tinha uma vida minimamente aceitável!
Acham que vale a pena estar a filosofar sobre o que levou o cão, seja de raça ou não, a atacar??? Para a comunicação social isso não interessa! Não interessa que se faça criação de cães cruzando filhos e mães, cruzando irmãos, cruzando tudo o que é cão indiscriminadamente! Não se preocupam em saber se as pessoas que os tinham os tratavam conforme estipulado na Lei (ver Lei n.º 92/95 e Lei n.º 19/2002 de 31 de Julho)... Não! É mais fácil condenar os cães! É mais fácil condenar aqueles que foram vítimas durante toda a vida, e que não podem explicar porque agiram assim... Todos temos dias menos bons, podemos errar e redimirmo-nos... Os cães não!
É triste ver que continuamos a maltratar aqueles, para mim únicos, seres que nos amam incondicionalmente, para quem somos o dia e a noite, a alegria e a razão de viver, o amigo, o líder, aquele que veneram, mesmo quando são mal tratados!
Os cães têm uma capacidade enorme de perdoar os nossos erros, de respeitar os nossos defeitos, as nossas falhas... Nós nem nos damos ao trabalho de tentar perceber os deles... Abatemos! Resolvemos o problema, podem achar alguns. Para mim não! Enquanto não mudarmos as nossas atitudes, a nossa educação, a nossa cidadania, o respeito pelo outro, seja considerado racional ou não, teremos sempre casos semelhantes aos que aparecem nas notícias!
Estes casos são notícia porque são a excepção! Quero que conheçam imagens que mostram a regra! Massacres e torturas que acontecem diariamente no nosso país e por esse mundo fora!
Abram os olhos! Vejam o que fazemos aos nossos amigos mais fiéis! São acorrentados com meio metro de corrente, sem água, sem comida, são abandonados à sua sorte por essas estradas fora. Em Portugal são abandonados, todos os anos, cerca de 10.000 animais. São lançados para lutas, uma forma moderna de ganhar dinheiro, são maltratados das mais diversas maneiras, até degolamos cães! São atropelados e deixados para morrer, em agonia, na berma ou no meio da estrada! Até são utilizados para a pesca do tubarão (ainda bem que cá não temos tubarões, senão a moda podia pegar!). As fotografias são quase todas de casos passados em Portugal, muitos destes animais foram recolhidos e tratados pelo Refúgio das Patinhas (http://www.refugiodaspatinhas.org/). Acreditem que ainda faltam muitas... Infelizmente!
Depois de verem estas imagens, digam-me quem é que deve andar de açaimo, de trela e de ter um seguro por ser um animal potencialmente perigoso!

Mónica Faria, 07-05-2007























10 Comments:

Blogger Help Us! Animals wordwilde said...

Parabéns!!!!Não tenho mais palavras para descrever este optimo texto!!!

2:31 da manhã  
Blogger Monica said...

Obrigada mancholas. Tenho pena pelo motivo que é :( Acho de uma tremenda injustiça tudo o que se passa em redor dos nossos amigos de quatro patas! De repente parece que são os culpados de tudo! Nós andamos há muitos anos a fazer deles os que queremos, coisas que nem sequer consigo descrever... Há fotografias que nem tive coragem de colocar... Mas eles é que são maus! Já não tenho paciência para tanta hipocrisia, tanta maldade, tanta injustiça!

12:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu como dona de um cão de raça potencialmente perigosa, e esta sendo tratada com imenso carinho, só tenho a dizer que infelizmente estes casos são horrendos, e que sim estes casos é que devem ir para a comunicação social, divulgar o quanto mais as injustiças cometidas, somos seres humanos e com imensa pena por vezes falta-nos o respeito e a amabilidade para com o nosso próximo, este animais precisam de nós e nós precisamos deles...

Boa Sorte
e divulga o quanto mais

Cumprimentos

4:33 da tarde  
Blogger martagaspar said...

Olá.
Eu vi a primeira foto e nao tenho capacidade emocional para ver o resto.Nós, humanos, somos asquerosos, cobardes, crueis, pior que bestas, pois as bestas tb são animais.
Pessoalmente - e já tenho 70 anos - cada vez me desiludo mais com as pessoas, no entanto , nunca nenhum Animal me desiludiu até hoje. Sabem dizer-me onde está a legislação pelo Animal? Quando vejo algum menos bem tratado, faço queixa ao SEPNA. Estão bastante sensibilizados para estes temas. E ainda bem. A crueldade devia estar dentro duma prisão.-
Que Deus nos ajude.

5:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

isto não se faz! é pura crueldade! Qual é a graça ou o interesse de fazer isto a um cão ou qualquer outro animal? Não há nenhum interesse nisso!!!! Porque há pessoas assim? cruéis, bestas! piores que os animais! aliás nunca vi um animal tão cruel como o ser humano!

12:10 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

eu tenho um cao de raça potencialmente perigoso , mas eu nunca vi cao tao meigo, amigo, protector e inteligente, nao ha palavras para o descrever. temos a obrigaçao de saber que os caes sejam eles de que raça forem sao o nosso espelho, o que quer dizer que se forem bem tratados sao amorosos obviamente que se forem mal tratados isso vai reflectir se no comportamento do animal. os caes sao os melhores amigos do mundo.confeço que xorei ao ver estas imagens pois nao suporto ver tamanha crueldade. obrigada pelo testo . na minha opiniao deveria ser feita uma manifestaçao a favor do animal.

telma jesus

12:09 da manhã  
Blogger Cláudia said...

Cada vez que me deparo com um texto destes, sinto uma enorme vontade de revogar à raça "superior"!! Se possível, juro que o fazia!! Tanta inteligência, capacidade de raciocínio e capacidade de julgamento para quê? Sinto desprezo pelo ser humano, cada vez mais! eu tenho um Dogo Argentino fêmea e é a coisa mais doce que já conheci. Tenho uma Labradora e 3 gatos e ela dá-se com todos eles. Na rua, só não socializa mais porque onde vivo já sofreu o estigma e ninguém quer que eu a solte para brincar com os seus cães. Dizem-me sempre "o seu cão mata! Prenda-o!"

Parabéns pelo texto!! Eu já enviei várias cartas com fotos para todas as estações de televisão mas, infelizmente, este tema não dá AUDIÊNCIAS. Portanto, nunca tive sequer uma resposta e muito menos vi o outro lado destes animais debatido na TV. Se alguém souber de uma forma de levar o tema a público, informe!

5:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

meu DEUS oqe isso confeso qe eu xorei nossa comoqe pode as pessoas vaserem isso nossa meu deus me perdoa + vo te fala a rasa humana e a desgrasa do mundo o ser + terrivel e cruel qe ja egistiu no mundo tinha qe ter uma lei qe dase prisao perpetoa por maus tratos aus animais meu Deus a onde qe esse mundo vai parar ......

5:34 da manhã  
Anonymous ChemicalViruS004 said...

ANIMAIS PERIGOSOS SÃO A ESCUMALHA QUE FAZ ISTO AOS ANIMAIS.
O dono é que faz o cão e se há alguns que atacam as pessoas é porque não passaram por boas mãos
Nas noticias aparece cão atacou este ou aquele E PORQUÊ QUE NÃO APARECE PESSOA ATACOU, MALTRATOU OU MUTILOU CÃO????ESPERTINHOS
ANIMAIS IRRACIONAIS SÃO AS PESSOAS QUE FAZEM ISTO.
Revolta-me profundamente saber que á pessoas capazes de algo tão macabro.
Querem ganhar dinheiro vão trabalhar e não façam sofrer os animais.
As criancinhas querem brincar? os pais que lhes dêem brinquedos e bonecos de borracha e não "brinquedos" de carne e osso que sofrem nas mãos delas. Os pais que educem as crianças e talvez mais tarde lhes dêem um animal.
Querem um cão para mostrar aos amigos??comprem um de loiça que até sai mais barato e assim poupam uma vida de sofrimento.
É vergonhoso fazer parte da raça humana quando toca nestes aspectos.
A raça humana veio e não seguiu um ciclo, fez questão de passar por cima dele e agora acabamos não só por matar e fazer sofrer animais mas também os nossos.
Digam lá QUEM É O ANIMAL IRRACIONAL AQUI AFINAL?

10:18 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

por favor parem!!!!!

4:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home